Outras áreas

Professores

Telmo Moreira

Técnica de Dança Clássica – Avançado

Repertório Clássico – Avançado

Telmo Moreira iniciou a sua formação na Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal. Depois de receber um dos principais prémios do Prix de Lausanne de 2007, uma bolsa de estudos para concluir os seus estudos na Academia Vaganova teve a oportunidade de realizar o Festival das Flores, Pas de deux, no Teatro Marinsky, em São Petersburgo. Telmo Moreira também recebeu o prémio de Melhor Bailarino Europeu no concurso YAGP, o Prémio dos Juízes no Concurso Internacional de Ballet de Varna 2008 (IBC), foi finalista no 2008 Bejing IBC, e foi semi- finalista em Jackson, USA IBC 2014. Depois de competir no Prix de Lausanne pela segunda vez, recebeu o prémio “apprenticeship award” tendo integrado a segunda companhia do American Ballet Theatre, onde dançou obras de Jerome Robbins, George Balanchine e Edwaard Liang. Foi convidado para participar em galas internacionais, como o YAGP Japan’s Gala. Telmo Moreira integrou o Orlando Ballet em 2011, onde dançou inúmeros papéis principais e obras de Jessica Lang, Peter Chu, Abdur Jackson, Robert Hill, George Balanchine e Jerome Robbins. Durante seu período no Orlando Ballet, a teve a oportunidade de coreografar e criou Barco Negro (2014), Unsaid (2015) e Same Old Fear (2016). Também criou a sua própria produção de Firebird para o Florida Ballet. Em 2016, ganhou o prémio da melhor coreografia nas regionais YAGP em Tampa. Em Setembro de 2017, tornou-se membro do corpo docente em tempo integral da Rock School.

 

Yonel Castilla Serrano

Técnica de Dança Contemporânea – Intermédio/Avançado

Oficina Coreográfica Intermédio/Avançado

Yonel Castilla Serrano nasceu em 1975, vive e trabalha em Portugal, Holanda e Cuba / Havana. Realizou espetáculos a nível nacional e internacional, como membro de uma das maiores companhias de Dança Contemporânea Havana, Cuba. Coreografo e bailarino com a companhia de “Dansa Combinatória” tendo tido apresentações e colaboração com a diretora Rosário Cardenas. Bailarino com a companhia de Dança Teatro de Cuba “Retazos”, com mais de cinquenta apresentações a nível nacional e internacional, festival de dança em Callejero; Bailarino no projeto, com companhia United C, “Apology” na Holanda e ainda bailarino na companhia Trash, no festival Dansdag em Mastrich; tem sido professor convidado de dança contemporânea na Escola de Artes “Artez Dansschol. Foi coreógrafo e bailarino do espetáculo “Illegal”, com a colaboração do Instituto de Arte Contemporânea “Witte de Wit”,Roterdão; Em Portugal – Lisboa, bailarino no projeto, com companhia de Olga Roriz “Sagração da Primavera”; Como bailarino e coreógrafo faz uma mescla da técnica de dança/teatro contemporânea cubana, influência da cultura Afrocubana, capoeira Brasileira e técnicas asiáticas de movimento em relação com a mente (Qigong, Taichi e Aikido).Esta mistura de técnicas, em combinação com os anos de trabalho profissional abrangendo todos os níveis etários, produziram uma forma muito específica de trabalho em conjunto com a dança; dando a técnica de uma forma diferente das conhecidas pela maneira como é realizada, contacto e improvisação.

 

Luisa Vendrell

Técnica de Dança Clássica – Elementar

Iniciou os estudos de Dança com 5 anos sob a orientação da professora Elsa Mastbaum Ingressou depois nos Cursos de Bailado da Fundação Calouste Gulbenkian onde desde muito cedo participou em vários espetáculos nomeadamente no bailado Quebra Nozes e Petrouska.Paralelamente foi admitida na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde teve como professores Wanda Ribeiro da Silva, Patrick Hurde,Elisa Worm , Manuela Valadas e Vasco Wellenkamp,entre outros ,tendo concluido o curso de Dança em 1980 .Com 16 anos fez um ano de formação na Royal Ballet School em Inglaterra sob a orientação de Marion Lane , Julia Farron ,Hope Keelan e Walter Trevor.De volta a Portugal ingressa como bailarina no “Dança -Grupo”, 1ºgrupo independente a ser subsidiado pelo Ministério da Cultura,com o qual dançou durante vários anos em espetáculos regulares com coreografias de Elisa Worm, Paula Massano e Olga Roriz . Ainda com o Dança grupo recebe uma bolsa de estudo de três meses para estudar no “Lar Lubovitch Dance Company”, em Nova Iorque.É professora do Quadro definitiva da Escola de Dança do Conservatório Nacional desde 1998, onde atualmente exerce as funções de professora de T.D.C ,Danças Históricas e Preparação Física.Durante 18 anos coordenou os Cursos Livres da Escola de Dança do Conservatório Nacional ,tendo também exercido durante 4 anos a função de Coordenadora do Departamento de Dança da EADCN.Tem participado como professora convidada em diversos cursos de Dança e estágios do Orfeão de Leiria e ainda Aveiro,Óbidos e Caldas da Rainha.

 

Catarina Moreira

Técnica de Dança Contemporânea – Elementar

Iniciou os seus estudos de dança na Escola de Dança do Orfeão de Leiria, e concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Dança, na Escola Superior de Dança. Enquanto bailarina intérprete, destacam-se as experiências profissionais como bolseira da Companhia Paulo Ribeiro e como bailarina integrante do elenco da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Lisboa, sob a Direção de Vasco Wellenkamp.

Atualmente lecciona Técnica de Dança Contemporânea na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). Conjuntamente à área da docência, desenvolve um trabalho de criação, na conceção de inúmeras coreografias, no âmbito nacional e internacional, para escolas, galas e eventos, grupos de dança, na orientação de diversos workshops e cursos de dança, e na integração do núcleo de jurados em concursos de dança internacionais. Entre as várias entidades para as quais trabalhou como convidada, nomeiam-se: o Conservatório de Dança de Macau, John Cranko School (Estugarda, Alemanha), Escola de Dança de Perm (Rússia), Associazone Europea Danza (Livorno, Itália), Passo de Arte (Brasil), Academia Vaganova de Ballet Russo (São Petersburgo, Rússia) e Boris Eifman Dance Academy (São Petersburgo, Rússia). Tem-se, igualmente, destacado na preparação de alunos para concursos de Dança internacionais (nas categorias de Dança Contemporânea), bem como na criação das coreografias para as respetivas participações. Neste contexto, alcançou vários prémios de mérito internacional – Medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os alunos intérpretes e Prémios de Melhor Coreógrafa – nomeadamente nos concursos Arabesque Competition (Perm, Rússia), Benjim Dance Competition (China), Eurovision Young Dancers (Noruega, 2011), Jackson’s International Ballet Competition (EUA), Korea International Ballet (Coreia), Prix de Lausanne (Suíça), TanzOlymp Competition Ballet (Berlim), Valentina Kozlova Competition (EUA), Varna Competition Ballet (Polónia) e Youth American Grand Prix Dance Awards (EUA).

 

Inês Godinho

Barra de Chão

Nascida em Lisboa a 28 de Outubro de 1989, iniciou-se na dança no ano 1992 no Ginásio Clube do Sul e na Royal Academy of Dance. Em 1999 ingressou na Escola de Dança do Conservatório nacional que finalizou em 2007, obtendo o diploma de Bailarina Profissional. Enquanto aluna do Conservatório trabalhou com variados professores e coreógrafos de renome nacional e internacional. Ao longo da sua carreira frequentou vários cursos de dança e workshops, nomeadamente na Royal Ballet School. Em Outubro de 2007 tornou-se membro do Quorum Ballet e desde então, tem dançado todo o repertório da Companhia. Em 2011 coreografa para 6º aniversário da Companhia a sua primeira peça “Eventually we find our way”. Desde então tem sido coreógrafa assídua do Quorum Ballet. Coreografou também para a Escola de Dança do Conservatório Nacional e Projecto Quorum. Em 2014/2015, em conjunto com Filipe Narciso, dá assistência coreográfica a Daniel Cardoso na Companhia Nacional da Albânia (TKOBAP). Lecciona aulas de dança em algumas academias de dança incluindo no Quorum Academy. Em 2016, leva a concurso o dueto ‘Good Morning Sunshine’ através do Quorum Academy e, consegue o 1º lugar em duas distintas competições em Portugal.

 

 

República Portuguesa | Educação