Outras áreas

História e enquadramento

O Conservatório Nacional de Lisboa, a funcionar desde 1839, está localizado num edifício do século XIX, em pleno centro histórico da cidade. Embora a disciplina de Dança fizesse desde logo parte do programa educativo original, integrada e relacionada com as outras disciplinas artísticas, a estrutura atual de funcionamento da Escola de Dança só foi implementada em 1987. Esta é uma escola totalmente pública, que integra as disciplinas de dança, assim como os estudos na área de formação geral, do 2º ciclo até ao fim do Ensino Secundário.

Portugal não tem uma forte tradição em dança, comparativamente com outros países como a França ou o Reino Unido. Ainda assim, na segunda metade do século XX, a importância desta arte na cena cultural portuguesa desenvolveu-se de forma bastante significativa, culminando com a criação do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado, sendo que muitos dos bailarinos e coreógrafos envolvidos neste movimento contribuíram igualmente para o desenvolvimento e a consolidação desta escola.

Desde então, bailarinos e coreógrafos portugueses têm vindo a alcançar uma importante reputação no cenário da Dança Contemporânea Europeia, o que tem tido um enorme impacto no sucesso da nossa escola, assim como no dos nossos alunos. Temos orgulho no facto de os bailarinos formados pela EDCN integrarem elencos de importantes companhias de Dança, ou de trabalharem com coreógrafos de renome, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Nesta perspectiva, a escola tem um programa de estudos fortemente baseado em Técnica de Dança Clássica, assim como em Técnica de Dança Moderna, com base na Técnica Graham, e, mais recentemente, com a introdução de Técnicas Contemporâneas relacionadas com o movimento americano Pós-Modernista.

República Portuguesa | Educação